sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson “Mandiba” Mandela (1918 – 2013): uma grande vida reproduz belos filmes biográficos

O Dia 5 de dezembro de 2013 ficou marcado como momento de “despedida” daquele que certamente foi um dos maiores homens da história da humanidade: Nelson Mandela.  Simbolo de perseverança, luta, de pacifismo e da crença na igualdade entre todos, Mandela faleceu aos 95 anos, tendo deixado assim para todos nós, um legado incomensuravel.
Figura maior na intensa luta contra o famigerado Apartheid – uma politica de estado de teor segregacionista vigente na Africa do Sul de 1948 a 1994 -, Mandela foi uma das personalidades históricas mais retratadas no Cinema, desde a produção de seriados a filmes.
Um homem que permaneceu preso por 27 anos (1964 – 1990) por conta de seus ideais pacifistas e igualitários, entre outras questões, certamente tem um poder de reprodução inestimável.

Infelizmente, Nelson Mandela não viveu a tempo de conferir aquela que talvez seja a sua biografia definitiva, “Mandela: Long walk to freedom”, película que seria lançada em poucos dias, a qual contará a história do pequeno “Mandiba” desde o seu nascimento em 1918, passando pela  sua luta contra o apartheid, chegando a presidência da África do Sul em 1994. O ator Idris Elba teve a difícil tarefa de representar a intensa vida de Mandela nessa biografia, que de certa maneira, não deixará de ser uma homenagem a esta grande personalidade.


Entretanto, outras grandes películas, e até seriados, já haviam sido produzidos anteriormente, em torno da vida da paradigmática vida de Nelson Mandela.
A primeira grande película em torno de Mandela foi produzida no remoto ano de 1987, quando o líder ainda se encontrava na prisão. Neste filme chamado “Mandela”, coube ao ator americano Danny Glover interpreta-lo, retratando desde a sua juventude como advogado até a sua inserção na luta contra o apartheid.
Em 1997, três anos após Mandela ser libertado, outra película foi produzida.  “Mandela e De Clerk” narra a história de amizade entre o ultimo presidente branco sulafricano, Frederik De Clerk, interpretado por Michel Caine, e Nelson Mandela, interpretado neste filme pelo genial Sidney Poitier.
Dez anos depois, uma nova cinebiografia foi produzida. “Goodbye Bafana” (2007) retrata os anos de aprisionamento de Mandela, em Robben Island, centrando-se em sua relação com um carcereiro branco racista.  Nesta película, Mandela é interpretado pelo ator Dennis Haysbert, e o cacereiro que tem sua vida transformada no contato com Mandela, pelo ator Joseph Fiennes.
 Em 2009, a película “Endgame” é produzida no sentido de retratar os últimos dias do regime do Apartheid, e todas as negociações políticas travadas para que isso se tornasse possível, centrando-se na figura de Mandela, interpretado pelo ator Clarke Peters, como o agente do processo.

No mesmo ano de 2009, é produzida aquela que até o presente momento, é a película de maior sucesso em torno da figura de Mandela: “Invictus”. O Filme conta os meandros da libertação de Mandela e posteriormente sua participação na Copa do Mundo de Rugby de 1995, realizado na Africa do Sul. Centrando-se na relação entre Mandela, interpretado magistralmente por Morgan Freeman, e o capitão da seleção de rugby sulafraficana François Piennar, a película demonstra como o evento foi importante na luta pela unidade da população sulafricana.
Por fim, no ano de 2012, Mandela foi levado as telas por meio de um outro vies: o de sua esposa, Winnie Mandela. Em “Winnie”, interpretada por Jennifer Widson, somos levados a história do casal e de todos os obstaculos sofridos pelo mesmo no decorrer de suas vidas. Nesta película, Mandela é interpretado por Terrence Howard.
Muitas outras películas serão produzidas em torno de sua figura. Documentários são incontaveis. Mandela foi um sujeito de uma riqueza espiritual, ideologica e política dificil de descrever. Todos estes filmes procuraram, cada um de sua maneira, retratar partes da vida, traços do homem, do sujeito político que fora Mandela.  Dificil tarefa quando se trata de alguém como Mandiba.

Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

Um comentário:

  1. Belíssimo texto. Mandela foi e é uma figura muito retratada pela 7ª arte, exatamente pela sua importância para a história da humanidade. Ficamos mais pobres ontem, infelizmente uma grande luz se apagou na terra para ir brilhar no céu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...