sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Roma, Cidade Aberta (1945): o Neorrealismo italiano se inicia com um dos filmes mais importantes da História do Cinema

O Neorrealismo italiano foi um movimento artistico caracterizado por procurar levar as telas, com certa frieza até, a realidade social e econômica do país. Essa estética revolucionou o cinema italiano, e mundial, pois “ensinou” como transpassar as telas, as agruras e dramas do dia a dia da população comum. Isso tudo teve seu palco no pós – segunda guerra mundial.

Isto é, no suspiro final da segunda guerra mundial, pois foi ali, no próprio ano de 1945 que Roberto Rossellini lançou um dos filmes mais “imediatos” e profundos da história do Cinema: "Roma, Cidade Aberta". A Película conta a história da Roma ocupada pelos nazistas durante os anos de 1943 e 1994, e a luta da população comum para combater essa situação.
O Filme demonstra então os manejos efetuados por pessoas comuns, como mães de família, crianças, padres, na luta contra o nazismo e o fascismo que governava ainda a cidade romana. De outra forma, demonstra também, como consequência, a coerção e o massacre desses pelo então sistema, que ia desde os fuzilamentos sumários até as torturas indescritíveis. 

A Morte de Pina, uma mãe e uma esposa, é com certeza o momento mais triste da película, sendo até hoje uma das cenas mais fortes da história do Cinema. Ao saber que seu marido, membro da resistência, é preso, Pina corre pelas ruas em sua direção, até que é metralhada no meio da rua na frente de todos, como uma punição, e uma lição dada pelo regime a população que observava.

Feito no imediato segundo do pós – guerra, a película de certa maneira acaba se apresentando como um “relato de guerra”, um testemunho de algo recente que não deve ser esquecido. O modo realista como Rossellini conduziu o filme, demonstrando o ladro micro da guerra ( a luta das pessoas fora das trincheiras), o tornou um dos filmes mais importantes da história do Cinema, além de se tornar o marco inicial dessa estética em questão.
O Filme foi feito dois meses após a liberação da cidade italiana por um cineasta que havia sido membro inclusive da própria resistência.  Daí em diante o Neorrealismo cresceu ganhando cada vez mais espaço e adeptos no cinema italiano, como os cineastas Vittorio de Sicca e Luchino Visconti que em suas películas também procuravam retratar questões profundas da sociedade italiana.
Roma, Cidade Aberta, é assim, um dos filmes mais importantes da história do Cinema; um marco na fundação da estética neorrealista e um marco corajoso do fim da segunda guerra mundial.

Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...