sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Meu Top [10]: Filmes do diretor Martin Scorsese

Antes de tudo é preciso deixar claro: listas são pessoais, portanto, subjetivas. Ainda assim, tem tarefa mais complicada do que criar uma lista?! Alguns filmes são listados, outros acabam ficando de fora. Martin Scorsese dirigiu mais de 20 filmes, fora os documentários. Escolhi dez para constituir os meus preferidos de acordo com critérios inteiramente pessoais.

1.   Taxi Driver (1976)


Meu preferido. Estaria no meu TOP[10] não somente das obras de Scorsese, mas certamente dentre todas da história do Cinema. Um clássico. Obra que “apresentou” e consagrou Scorsese dentro do meio do Cinema, “Taxi Driver” conta a história de Travis Bickle (interpretado magistralmente pelo ainda jovem Robert de Niro), um ex – soldado do Vietnam, que tenta se alocar na sociedade americana após o conflito, trabalhando como um taxista nas noites de Nova York. Bickle, acaba então entrando em contato com tudo que não faz parte do “glamour” da cidade, lidando então com a prostituição, a marginalidade e etc. A Narração em “Primeira Pessoa” de Bickle é assustadora do ínicio ao fim, demonstrando o grau de psicopatia do personagem... Enfim, é um grandíssimo filme.

2.   Os Bons companheiros (1990)


Assim como Francis Ford Coppola (com sua trilogia “O Poderoso Chefão), Scorsese possuí um talento incomparavel para produzir filmes sobre o cenario gangster norte – americano, em destaque, a atuação dos italos – americanos no processo. Em “Os Goodfellas”, Scorsese nos conta a história de um garoto irlandês chamado Henry Hill, interpretado por Ray Liotta, que desde pequeno sonha em fazer parte da mafia italo – americana. O Filme então demonstra o caminho da ascensão do garoto nessa “empresa” e a trilha de sangue que se sucede. Muito bom mesmo!

3.   Touro Indomável (1980)


O Maior filme sobre Boxe de todos os tempos. Não somente pela reconstituição das lutas, mas sim pelo fator psicológico que o filme discute. Nessa película, somos levados a história do explosivo boxeador Jake la Motta, interpretado por Robert de Niro, que acaba destroçando sua vida e o auge de sua carreira justamente por conta desse temperamente explosivo. É uma biografia real, pois La Motta realmente existiu.

4.   Caminhos perigosos (1973)


O Filme que apresentou o maior parceiro cinematográfico – já deu pra perceber – de Scorsese: Robert de Niro. Outro grande clássico sobre a máfia italo – americana. O Filme conta a história de Charlie, interpretado por Harvey Keitel, um mafioso que vive da cobrança dos “tributos” das regiões de seu controle, que juntamente com Johnny Boy, interpretado por De Niro, acaba entrando em uma rede sem volta, no momento em que passa a dever aos seus credores. Não é dos filmes mais “ricos” de Scorsese, mas é importante pois apresentou o “cartão de visitas” do diretor.

5.   A Invenção de Hugo Cabret (2012)


Uma viagem. Um sonho para quem é fã de Cinema Clássico. Um filme sobre as origens do Cinema. Metalinguistico do inicio ao filme. Assim é “Hugo”. O filme que conta a história de um jovem orfão que acaba entrando em contato com o gênial Georges Méliès, um dos pioneiros do Cinema, faz citações do inicio ao filme. Passa por Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd, e obviamente o próprio Méliés. Muito bom mesmo. Lúdico do inicio ao fim.

6.   Gangues de Nova York (2002)


Um verdadeiro épico sobre a principal cidade norte – americana: Nova York. A cidade do luxo, das compras, nasceu em meio ao conflito, o derramar de sangue. É essa a mensagem que “Gangues de Nova York” nos passa de imediato. O Filme conta a história dos conflitos existentes entre os colonos americanos e os imigrantes irlandeses no decorrer do século XIX.

7.   O Lobo de Wall Street (2014)


Ostentação. Luxo. Drogas, bebidas e prostitutas. Isso tudo dentro do cenário dos corretores norte – americanos. Filme sensacional de Scorsese, na qual ele conta a história real do jovem corretor Jordan Belfort, que subiu na vida, graças ao seu talento na retórica, e mais principalmente as suas trapaças dentro do ramo da bolsa de valores.

8.   Os Infiltrados (2006)


Mais um filme sobre a máfia, só que dessa vez é a máfia irlandesa de Boston. Filme interessantíssimo de Scorsese na qual ele cria todo um clime de suspense, de traições, de surpresa, enfim, de “infiltrações” entre políciais e mafiosos como já indica o próprio titulo do filme.

9.   Cabo do Medo (1991)


Filmaço. Suspense do início ao fim. Mais uma parceria de Scorsese com De Niro. O Filme conta a história de Max Cady, um extuprador, interpretado por De Niro, que ao sair da cadeia passa a perseguir a familia de seu advogado de defesa por considerar que aquele não o defendeu como devia.

10.               A Ultima tentação de Cristo (1988)



Com certeza o filme mais polêmico de toda a carreira de Scorsese. Foi repudiado em todo mundo pela Cristandade, e contra indicado pelo Vaticano como o filme mais herege da história. Baseado no livro do grego Nikos Kazantzakis, Scorsese “reconstroi” a vida de Jesus Cristo, pensando-o mais como um sujeito humano do que puramente divino, atentando para as suas fraquezas carnais e escolhas.. Enfim, muito polêmico mesmo.

Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

2 comentários:

  1. Excelente! Taxi Driver também é meu favorito, por ser surpreendente. Já sobre Cabo do Medo, por mais que goste de De Niro, prefiro a versão original, de 1962. Preciso ainda ver O Lobo de Wall Street e Goodfellas.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lê pelo comentario... Foi tão dificil criar essa lista... Tive que "deixar de fora" filmes como "A ilha do medo" e "O Aviador"... Mas enfim.. São somente dez filmes... Lê, Godfellas é muito bom mesmo... Assisti ontem no cinema a "O Lobo de Wall Street"... Ótimo filme também... ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...