segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Chegada do Cinema no Brasil (1896): agradeçam a um exibidor itinerante!

Se considerarmos o dia 28 de dezembro de 1895, momento em que os irmãos Lumiere projetaram o primeiro rolo cinematográfico no Grand Café de Paris, podemos concluir que o Cinema até que chegou muito rápido ao nosso país. Isso porque aponta-se que a primeira exibição de filme ocorrida por aqui teria ocorrido no dia 8 de julho de 1896, ou seja, pouco mais que seis meses do furor causado em Paris.
 E se por aqui chegou se deve a um exibidor itinerante, o belga Henrie Paillie, que aportou em terras cariocas, trazendo consigo o maquinário e um rolo com oito minutos de filmagem contendo imagens do cotidiano de pessoas na Europa.
Conforme os especialistas, a primeira exibição desse rolo teria ocorrido em uma sala alugada do Jornal do Commercio, na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro. Lá, esse pequeno rolo de oito minutos foi exibido por quase duas semanas para, obviamente, já que o belga era um exibidor itinerante, a população mais abastada.

Assim, com seu “valioso rolo de oito minutos”, Paillie conseguiu ganhar muito dinheiro, pois os ingressos eram caros, vendo sua “empresa” de exibidor itinerante atingir os lucros que pensara com a nova arte que surgira.
Apesar de restrita aos ricos, a exibição desse pequeno rolo causou tanto rebuliço que, pouco mais de um ano depois, portanto em 1897, já se podia encontrar em terreno fixo, a primeira sala de Cinema do nosso país, chamada “Salão de Novidades Paris” de propriedade do empresário italiano Paschoal Seghetho, que passaria a reproduzir, como está claro em sua alcunha, as principais novidades cinematográficas oriundas de Paris.
E assim chegou o Cinema em terra tupiniquim...

Ass: Rafael Costa Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...