sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Entrega do primeiro prêmio “Óscar” (1929) : a maior honraria cinematográfica foi realizada em apenas 15 minutos...

Quando se fala em premiação dentro do campo do Cinema, é quase impossível não associá-lo ao “Óscar”. Por mais que outras honrarias, como o “Globo de Ouro” e o “Urso de Ouro de Berlim”, também sejam bastante importantes, é o “Óscar” quem chama mais atenção, por seu glamour, e por sua tradição que perpassa o seio de Hollywood.
A primeira entrega dos prêmios “Óscar”, curiosamente, aconteceu naquele que é um dos anos mais difíceis da história da civilização norte – americana: 1929. Naquele ano, os Estados Unidos entrara num momento de grave crise, quando houve a quebra da bolsa de valores, quadro que levou a uma situação de pobreza, índices de suicídio, e etc.
Mas foi nesse famigerado ano que o “Óscar” saiu do papel, nas mãos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que havia sido fundada em 1927, dois anos antes. Logo, a premiação, cujo título oficial é “Prêmio de Mérito da Academia”,  foi pensada para reconhecer os principais talentos do ano, seja no quesito diretor, edição, produção, filme, etc, tendo sido a estatueta projetada pelo diretor de arte da MGM Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley.

Por conseguinte, a primeira entrega se realizou no dia 16 de maio de 1929 em um jantar fechado realizado no Bloossom Room, Hollywood Roosevelt Hotel, na Califórnia, tendo, como visto, um caráter mais reservado. Curiosamente, o evento foi curtíssimo, tendo ocorrido em apenas 15 minutos, e sido assistido por pouco mais de 250 pessoas. Não teve discursos, homenagens, grandes telões. Foi apenas uma confraternização entre as pessoas do campo cinematográfico, algo bastante distante do grandioso evento dos dias de hoje. O evento foi rapidamente apresentado pelo maior astro da época, o ator Douglas Fairbanks.
Ao contrário dos dias de hoje, quando os resultados selados em envelopes garantem o suspense do prêmio, a época já se sabia meses antes os vencedores, pois se divulgava prontamente, após o júri, que era constituído por apenas cinco pessoas, elegerem os vencedores.

Nesse ano foram escolhidos: para melhor filme (produção): “Wings”,  melhor filme (produção artística e singular): “Sunrise”, melhor diretor de drama: Frank Borzage por “Seventh Heaven”, melhor diretor de comédia: Lewis Milestone por “Two arabian Nights”, melhor ator: Emmil Jannings por “The Way of all flesh”, melhor atriz: Janet Gaynor por “Sunrise”, entre outros tantos escolhidos.
A primeira premiação a ser televisionada só aconteceria em 1953, quando foi transmitida apenas dentro do próprio Estados Unidos.
Daí em diante o prêmio cresceu, ganhando o status dos dias de hoje. Dos 15 minutos, e do caráter reservado de um jantar, transformou-se em um grande evento anual forrado por tapetes vermelhos, celebridades e discursos.

Ass: Rafael Costa Prata

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...