terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Além do Cidadão Kane (1993): um polêmico e importante documentário estrangeiro sobre a Rede Globo e o seu poder em nosso país

Não é dos documentários mas conhecidos em nosso país. Também pudera, o alvo do documentário, a Rede Globo, tratou de expurgá-lo de imediato da sabedoria do público. O documentário “Além do Cidadão Kane”, produzido em 1993 pelo canal britânico Channel 4, se apresenta ainda hoje como uma obra “cult”, justamente por seu “caráter underground” e de certa forma pouco acessível.
O Título do documentário faz alusão ao clássico do Cinema, o filme “Cidadão Kane”, produzido por Orson Welles em 1941. A película narra o pragmatismo e as atitudes ambiciosas do magnata da comunicação Charles Foster Kane na procura pelo aumento de seu poder.
         Assim, neste polêmico documentário,  o enfoque se dá no poder de controle – e também de manipulação – da Rede Globo nos assuntos políticos de nosso país. Dentre outras questões, o documentário enfoca as relações da ditadura militar com a rede em questão, a cobertura parcial do movimento “Diretas Já”, entre outras tantas questões, demonstrando como Roberto Marinho, o criador da emissora, foi figura ativa e responsavel por muitas dessas questões.
         Como se esperava, a Globo procurou de todas as maneiras bloquear a exibição do documentário, o que de certa forma conseguiu. Hoje em dia, o documentário continua a ser muitas vezes exibido em meios acadêmicos quando se procura estudar o poder de controle social e político por parte de meios midiáticos.
         Desta maneira, ainda que o documentário não seja de tão fácil acesso, vale muito a pena assisti-lo para compreendermos a origem de muitas questões que se referem a estrutura de nosso país.

Ps: Segue o documentário completo a se assistir no Youtube:



Ass: Rafael Costa Prata

Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...