sábado, 22 de fevereiro de 2014

“Memórias do Chumbo – O Futebol nos tempos do Condor” (2013): Os usos e desusos do Futebol em meio as ditaduras militares sul - americanas

Em tempos de ditadura, o futebol, assim como outros gostos populares como o Cinema,  pode muito bem ser utilizado pelos meios opressores ou como mais um “meio de alienação”, um desvio das questões principais, ou propriamente como um importante instrumento de reforço ideológico. No entanto, também pode adquirir a faceta da luta, da resistência.
Foi com a intenção de analisar justamente “os dois lados da moeda” que o jornalista Lúcio de Castro e o canal ESPN BRASIL produziram o documentário “Memórias de Chumbo – O Futebol nos tempos do Condor” para demonstrar como se deu esse quadro em algumas das ditaduras sul - americanas, por meio de quatro programas, destinados em particular, a analisar os casos do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.
De tão importante e trabalhado no ponto de vista histórico, o documentário acabou ganhando o merecidíssimo reconhecimento através do “Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo”, ocorrido em Medellin, na Colombia.

Muitas são as questões discutidas e debatidas na quadrilogia do documentário, como os manejos da ditadura argentina para que sua seleção ganhasse a copa do mundo de 1978, evento importantíssimo para “aclamar” o país aos olhos externos. De outro modo, o documentário também demonstra o ativismo político de jogadores, como o caso do jogador chileno Carlos Cazsely, que ao ir de frente publicamente ao governo de Pinochet, teve sua mãe sequestrada e espancada a mando do mesmo.
Enfim, são quatro episódios riquíssimos que conseguem abordar com destreza e profundidade o quadro do futebol frente a ditadura nos países citados, destacando, como dito, o modo como o futebol foi utilizado, e de outra maneira, como também serviu como meio de resistência, um modo de expressão.

Ps: Os documentários podem ser facilmente encontrados no Youtube. Segue o link de um deles:



          Ass: Rafael Costa Prata             
          Mestrando na Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...