quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O Dia que os Estados Unidos pediram desculpas a Chaplin (1972): reconheceram o gênio, esqueceram o “comunista”

Foram mais dez minutos de aplausos ininterruptos.  Poderia ter sido mais. Poderia ter sido um ano inteiro de aplausos. Ainda assim teria sido muito pouco. Pouco pela dimensão do gênio que estava ali naquele palco, e também pelos “juros” da desculpa que devia pagar os Estados Unidos.
Mas tudo bem, não sejamos rancorosos. Naquele dia 26 de fevereiro de 1972, Hollywood, simbolizando os Estados Unidos, pediu desculpas ao maior gênio da história do Cinema: Charles Chaplin.
Aquele dia marcou o retorno de Chaplin aos Estados Unidos após quase vinte anos de exílio na Suiça. Chaplin havia sido expulso do país em 1953, quando passava por uma intensa perseguição por parte do machartismo, que acusava Chaplin de ser comunista. O Estopim de sua expulsão foi o fato de que Chaplin se recusava a ter cidadania americana, muito em conta por causa justamente desse sistema vigente.
Mas ali naquele ano de 1972, aos 83 anos de idade, Charles Chaplin recebia o mais do que justo “Óscar Honorário” pelo conjunto de sua obra. Prêmio que é mais do que simbólico, representando esse pedido de desculpas ao gênio.
Antes tarde do que nunca.

Ps: Segue o emocionante vídeo de entrega do Óscar a Chaplin em 1972:



Ass: Rafael Costa Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...