sexta-feira, 25 de julho de 2014

Uma belíssima cientista oriunda do Cinema: Hedy Lamarr e sua "invenção do telefone celular"

Se hoje podemos acessar a Internet em qualquer ponto remoto, por meio do WI-FI, devemos agradecer a atriz Hedy Lamarr.  Aqueles que porventura quase sempre se “perdem” e por isso necessitam de um GPS para se locomoverem, também devem agradecer enormemente a Hedy Lamarr. Aliás, devemos todos agradecer a Hedy Lamarr, porque sem suas contribuições a tecnologia não teria hoje em dia, os nossos celulares. Sim, estou falando realmente de uma atriz de cinema, pois, além de suas contribuições a sétima arte, Hedy Lamarr foi uma grande inventora.
Nascida em Viena, na Áustria, em 1914, Hedy foi uma grande estrela durante todo os anos 1930, tendo ficado marcada na história do Cinema, por sua ousadia, ao ter participado daquela que é considerada a primeira cena de nudez da história do Cinema, na película “Êxtase” do ano de 1933. Na película, a jovem atriz de 19 anos, aparece parcialmente nua, e em uma das cenas, chega até a induzir que está tendo um orgasmo. Obviamente que a película causou enorme estardalhaço por conta do conservadorismo de então, e a atriz, acabou entrando para a História do Cinema Mundial.

Hedy Lammar em "Êxtase": sua nudez causou um enorme rebuliço. 

Mas a carreira de Hedy não se limitou apenas a “Êxtase”. Após essa película, a belíssima atriz continuou atuando até os finais dos anos 1950, quando resolveu abandonar a carreira.
Foi durante a Segunda Guerra Mundial que Hedy Lammar “descobriu” suas habilidades tecnológicas, quando, junto com o compositor George Antheil, trabalhou para o sistema de comunicações das Forças Armadas Americanas, tendo nesse período, desenvolvido uma tecnologia a que chamou “salto de frequência”, baseado nas ondas de som emitidas pelas teclas de um piano.
Lammar inventara assim um aparelho que emitia ondas que conseguiam produzir uma interferência no rádio dos aviões e navios de guerra dos americanos frente aos alemães, de modo que, as informações passadas não eram captadas pelos nazistas. No entanto, seu sistema foi rejeitado e engavetado, só sendo utilizado muitos anos após a Guerra, pelas tropas americanas em Cuba, durante os anos 1960.

Hedy e seus "inventos": a serviço das forças armadas americanas

A belíssima atriz – inventora faleceu em 19 de janeiro de 2000, aos 85 anos de idade. Mas antes disso, em 1997, recebeu do Governo norte-americano, uma menção honrosa por “abrir novos caminhos na fronteira da eletrônica”.  A atriz que já marcara a história do Cinema por sua “ousadia” em “Êxtase”, entrara assim para a História como a “mãe do telefone celular, do GPS, e do WI-FI”, haja vista que sua tecnologia serviu de sistema base na composição de tais mecanismos.

Att. Rafael Prata

Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...