sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O dia em que Chapolin Colorado enfrentou Adolf Hitler: Roberto Gomez Bolaños e a sua representação de Adolf Hitler


Já abordei em outras postagens desse blog o quanto considero o multifacetado artista mexicano Roberto Gomes Bolaños, um gênio de primeira grandeza.  Ator, comediante, roteirista, dramaturgo, Bolaños foi – é, pois continua vivo – daqueles que contribuíram enormemente em todo o processo criativo de suas obras.
Em um de seus mais famosos seriados televisivos, Chapolin Colorado, Bolaños costumeiramente satirizava a figuras históricas, como Julio Cesar e Cleópatra. Desse modo, Bolaños, no distante ano de 1975, em um episódio, perdido e raro hoje em dia, vai satirizar a figura de Adolf Hitler.

Com isso, Bolaños certamente respondia a um desejo pessoal de homenagear um ídolo de sua formação: Charlie Chaplin. Sim, porque durante o episódio, a influência da representação de Chaplin em “O Grande Ditador” (1940) é mais do que clara.
Percebemos então um dos episódios mais complexos e demorados de Chapolin, com uma duração de 45 minutos, com boa caracterização histórica e vestimentas bem personalizadas, e obviamente com uma série de situações cômicas envolvendo o frágil herói Chapolin em sua luta contra os nazistas.
Para os amantes da História e do comediante Roberto Gomes Bolaños vale muito à pena assistir ao episódio... Fica a dica!

Ps. Segue o episodio na integra para ser conferido no youtube:



Att. Rafael Prata

Mestrando em História na Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...