domingo, 29 de janeiro de 2017

Vera Clouzot: Uma grande estrela “sergipana” do Cinema Francês


 Tudo bem. Antes que me apontem o “erro”, conheço o fato de que Vera Gibson Amado – ou Vera Clouzot para o público cinematográfico francês – nascera no Rio de Janeiro no dia 30 de dezembro de 1913. Era, portanto, carioca.
Vera Clouzot

       Mas, corria em suas veias o sangue sergipano. Vera era filha de Gilberto Amado, um renomado intelectual brasileiro nascido em Estância, Sergipe, no ano de 1887. Oriundo de uma família de escritores, Gilberto Amado – primo do baiano Jorge Amado – fora um advogado, diplomata, escritor, jornalista e político brasileiro de reconhecida influência no cenário nacional da primeira metade do século XX, tendo atuado como deputado federal por Sergipe em 1934, diplomata a serviço do Ministério das Relações Exteriores em 1936, ex-presidente do Comitê de Direito Internacional na ONU, dentre tantas outras funções ocupadas.

Gilberto Amado

Em 1911, Gilberto Amado casara-se com a pernambucana Alice do Rego Barros Gibson com quem passara a residir no Rio de Janeiro. Dois anos após a realização deste matrimônio, nasceria então Vera Gibson Amado.
A trajetória da jovem Vera no Cinema se iniciaria de maneira surpreendente, após esta iniciar um relacionamento com o ator Leo Laparet, um artista francês que se encontrava em turnê pelo Rio de Janeiro com a companhia de teatro Louis Jouvet, em 1941.  Após casar-se com Leo Laparet, Vera Gibson Amado acabou por se mudar com seu cônjuge para Paris em 1947, onde passara a acompanhar o seu marido durante as gravações dos filmes em que este participara.
Foi assim que numa dessas filmagens, a atriz acabou conhecendo no set de filmagem o diretor Henri-Georges Clouzot, um dos maiores cineastas franceses de todos os tempos, especialista no gênero suspense. Apaixonada, Vera separou-se de Leo Laparet, para casar-se com Henri-Georges Clouzot em 15 de janeiro de 1950.

Henri-Georges Clouzot e Vera Clouzot

Firmado o matrimônio, a outrora Vera Gibson Amado, se torna então Vera Clouzot, a musa e principal atriz dos filmes de Henri-Georges Clouzot. Sua primeira atuação ocorrera na película “The Wages of Fear” (1953), quando passara a receber de imediato uma série de elogios da crítica especializada.
Todas as atuações de Vera Clouzot ocorreram nos filmes de Henri-Georges. Com ele, atuara também em “O Salário do Medo” (1953), “As Diabólicas” (1955), “Os espiões” (1957) e “A Verdade” (1960).

Vera Clouzot em  "As Diabólicas" (1953)

A carreira da jovem e promissora Vera Clouzot acabou por ser drasticamente interrompida em 1960, o que explica a sua curta filmografia, após esta ter sido acometida por um ataque cardíaco que a levou a óbito aos 47 anos de idade.
De uma beleza singular e caracterizada por atuações fortes e marcantes, Vera Gibson Amado, ou, Vera Clouzot, é recordada até hoje como uma das maiores atrizes de todos os tempos do cinema francês.

Ass. Rafael Prata
Mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...